17/04/2008

“Chaveiro da Vida” vai ser apresentado para as primeiras-damas do Paraná

Para diminuir o aparecimento de casos avançados de câncer de mama, as primeiras-damas dos 399 municípios do Paraná vão se unir para realizar ações em conjunto. Para isso, vai ser realizado nesta quinta-feira (dia 20 de setembro de 2007), o I Encontro das Primeiras-Damas dos Municípios do Estado do Paraná, a partir das 14 horas.
A meta é preparar uma força-tarefa para que todos os municípios realizem ações de conscientização e prevenção do câncer de mama no dia 27 de novembro, “Dia de Luta contra o Câncer de Mama no Paraná”, instituído pela Lei nº 14.854. Na ocasião, será apresentado o projeto “Chaveiro da Vida – Prevenção ao Alcance das Mãos”, de autoria de Márcia Campos, responsável pela área de Responsabilidade Social da StampaNews, que foi o grande vencedor do 2º Concurso de Projetos de Mobilização Social GESC Roche, divulgado no último dia 17 de agosto. Lembrete diário de prevenção
Idealizado por Tania Gomez, ex-presidente da Associação das Amigas da Mama e atualmente palestrante de prevenção, o Chaveiro da Vida traduz para o concreto o alerta para que as mulheres se previnam. Os três tamanhos dispostos no chaveiro servem como lembrete diário para que todas se cuidem para diminuir as estatísticas alarmantes da doença.
O que significam as peças
A primeira conta (peça do chaveiro) representaria um nódulo de aproximadamente 1 cm, podendo ser identificado no exame de mamografia. A segunda, 1,5 cm, pode ser identificada quando realizado o auto-exame. Já a terceira conta poderá ser identificada quando a mulher raramente faz seus exames (mamografia, auto-exame e exame clínico), daí o alerta para que as mulheres detectem os nódulos iniciais (as primeiras duas contas do chaveiro).
Neste mesmo dia, será exposto o projeto “Vamos Vestir o Paraná de Cor-de-Rosa” (Campanha do Laço Cor-de-Rosa, amplamente difundida em todo Estado do Paraná), cujo objetivo é fazer uma grande campanha estadual de prevenção em alusão ao Dia de Luta Contra o Câncer de Mama no Paraná. Em Curitiba, a mobilização será realizada na Boca Maldita, no centro de Curitiba, com parceiros das iniciativas pública e privada.

Nenhum comentário: