17/04/2008

"Chaveiro da Vida” vence concurso nacional de Projetos de Mobilização Social

O projeto “Chaveiro da Vida – Prevenção ao Alcance das Mãos” (protegido sob nº 308049) foi o grande vencedor do 2º Concurso de Projetos de Mobilização Social GESC Roche, divulgado no dia 17 de agosto de 2007.
De autoria de Márcia Campos, coordenadora de projetos sociais da StampaNews Comunicação, o “Chaveiro da Vida” pretende mobilizar a população em torno da prevenção do câncer de mama. Isso porque verificou-se que as campanhas de prevenção até o momento não conseguiam diminuir, na prática, o aparecimento de casos avançados de câncer de mama.
Lembrete diário de prevenção
Idealizado por Tania Gomez (foto), ex-paciente de câncer de mama, o Chaveiro da Vida traduz para o concreto o alerta para que as mulheres se previnam. Os três tamanhos dispostos no chaveiro servem como lembrete diário para que todas se cuidem para diminuir as estatísticas alarmantes da doença. “A primeira conta (peça do chaveiro) representaria um nódulo de aproximadamente 1 cm, podendo ser identificado no exame de mamografia. A segunda, 1,5 cm, pode ser identificada quando realizado o auto-exame. Já a terceira conta poderá ser identificada quando a mulher raramente faz seus exames (mamografia, auto-exame e exame clínico), daí o alerta para que as mulheres detectem os nódulos iniciais (as primeiras duas contas do chaveiro)”, enfatiza Márcia Campos.
Mobilização estadual
O Projeto “Chaveiro da Vida – Prevenção ao Alcance das Mãos” será apresentado à comunidade paranaense durante o I Encontro das Primeiras-Damas do Estado do Paraná, que será realizado no dia 20 de setembro de 2007. Neste mesmo dia, será exposto o projeto “Vamos Vestir o Paraná de Cor-de-Rosa” (Campanha do Laço Cor-de-Rosa, amplamente difundida em todo Estado do Paraná), cujo objetivo é fazer uma grande campanha estadual de prevenção em alusão ao Dia de Luta Contra o Câncer de Mama no Paraná (Lei Estadual nº 14.854), no dia 27 de novembro.
Em Curitiba, a mobilização será realizada na Boca Maldita, no centro de Curitiba, com parceiros das iniciativas pública e privada. Para que o conceito de prevenção seja incorporado à rotina, a Associação das Amigas da Mama vai realizar Oficinas de Prevenção, onde cada participante vai confeccionar seu próprio chaveiro nos moldes da perspectiva pedagógica construtivista. “As oficinas de prevenção vão favorecer a reflexão da mulher sobre o objeto a ser construído, porque é pensando que se aprende e se apreende. Sendo internalizado o conhecimento, cada mulher poderá reter a mensagem do diagnóstico precoce e ainda servir de multiplicadora para sua área de influência”, comemora Márcia Campos.

Nenhum comentário: